top of page
Jazz_em_CaminhosFunchalJazzl_842pxX597px.jpg

Tendo como ponto de partida a celebração dos 100 anos do jazz em Portugal, enquadrada numa programação de eventos apadrinhados com o mesmo nome, a exposição Jazz em Caminhos é um convite para uma viagem retrospetiva pela história do Jazz na Região Autónoma da Madeira. Seguimos a essência deste género musical, caracterizado pela sua liberdade, capacidade de diálogo e inclusão. Diversos caminhos sonoros cruzam-se na mesma e encantadora linguagem universal, em tudo igual à que tem servido de banda sonora à própria história e identidade do povo Madeirense.

Tematicamente, foram mapeados três diferentes módulos ilustrativos da singularidade da relação entre a manifestação artístico-musical e a ilha, ao longo de toda a linha cronológica: o jazz enquanto género musical interpretado em diversos espaços e contextos da região; o ensino do jazz na Madeira e, finalmente, a sua realidade atual com um olhar sobre o futuro.

Fundamentais para esta abordagem foram os contributos de Humberto Fournier (textos); Rui Camacho (fotografias); Paulo Barbosa e Luís Nunes (apoio à coordenação); Jorge Borges, Emanuel Rebelo, Márcio Nóbrega e João Borges (coleções particulares); Arquivo Regional da Madeira; Associação Xarabanda; Associação Jazz da Madeira – Melro Preto e arquivos da RTP Madeira.

Sendo que toda a história e intervenientes vão muito para além dos citados, Jazz em Caminhos assume-se, não enquanto um terminus, mas sim, enquanto ponto de partida.

bottom of page